Permita-se encantar

pelo nosso Instituto

Foto: ©Paulo Santos
Foto: ©João Laete

A partida como o

ponto de partida

Nascemos de uma violência que não foi a primeira e nem será a última. Honrar o legado de Dom é reconhecer a dor e ir além dela, entendendo que a sua relação com a Amazônia não se resume ao seu assassinato. Pelo contrário, ele mergulhou na exuberância da floresta e escutou seus povos a fim de mostrar ao mundo toda a diversidade humana, ambiental e cultural da região. Enquanto Instituto, nos enraizamos no mesmo propósito: ecoar as vozes da Amazônia e os saberes dos seus povos e cuidadores, impulsionando movimentos de educação pela preservação da vida.

Os trilhos e

trilhas até lá

Escolhemos a educação como ferramenta para promover um conhecimento decolonizado sobre e para a Amazônia. Queremos desenvolver projetos educativos que partem do território para o território e também para o mundo, promovendo espaços de construção coletiva e articulação em rede dos diversos saberes e cuidadores da floresta.

Foto: ©Paulo Santos

Mãos fazedoras e

ouvidos atentos

Somos profissionais e amigos do Dom e da Alessandra, uma pequena parcela dos diversos rostos que compõem o Instituto Dom Phillips. Mais do que qualquer coisa, ouvimos. Nosso grupo hoje é quem organiza as ideias e promove as conexões.
Conheça-nos!

Alessandra Sampaio
Diretora Presidente

Esposa do Dom Phillips, estilista com foco em sustentabilidade e empreendedora em construção.

Telma Toledo
Diretora Vice-Presidente

Advogada especialista em Direito Ambiental e mestre em Intervenção Socioambiental, atua há mais de 20 anos em gestão de projetos e entidades do terceiro setor.

Fernanda Macedo
Diretora Executiva

Empreendedora social com foco em Negócios de Impacto, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Tom Hennigan

Jornalista originalmente da Irlanda que vive em São Paulo desde 2005 escrevendo sobre o Brasil e a América do Sul.

Joana Curvo

Jornalista e comunicadora, pesquisa narrativas construtivas para temas socioambientais, para um desenvolvimento saudável do ser humano e o planeta.

Roberta Arantes

Cineasta com Pós-Graduação em Arte e Filosofia-PUC-RJ. Trabalha com audiovisual e projetos relacionados às questões dos direitos humanos e sustentabilidade.

Aloisio Cruz

Administrador, Pós Graduado em Gestão pelo Ibmec e em Mercado de Capitais pela FGV . Profissional do Mercado Financeiro

Carla Vilardo

Educadora e Produtora Cultural com experiência em Diversidade, Equidade e Inclusão. Aprendiz da língua Guarani Mbya.

Fernanda Chaves

​​Atuaria, mestre e PhD. Apaixonada pela vida, no IDP quero ajudar o Brasil a reconhecer suas riquezas naturais e de miscigenação.

Flávia Guerra

Engenheira de produção, com foco em ecossistemas de negócios e políticas de alto impacto no desenvolvimento de territórios.

Glenn Shepard

Etnobotânico, pesquisador, antropólogo médico e cineasta com mais de trinta anos de experiência de campo na Amazônia.

Paulo Veiga

Engenheiro Mecânico pelo IME. Mestre em Administração de Empresas pela FGV-Rio. 38 anos de experiência profissional no mercado de capitais.

Foto: ©Edgar-Kanaykõ-Xakriabá

Contribua para

ampliar a rede

de proteção

da Amazônia

Pular para o conteúdo